O Golden Retriever

fd340bb4c6389c17d25b3b2ec9957453.png

O golden retriever é uma raça canina do tipo retriever originária da Grã-Bretanha, e foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas.

Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças. Como resultado dos esforços, nasceram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos retrievers conhecidos hoje.

 

A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate.

 

Fisicamente, o golden é ainda um animal robusto, de pelagem mediana e lisa, e de coloração dourada. Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga. Devido a todas as suas qualidades.

PELO E COR

Como indicado por seu nome, seu pêlo vem em cores claras para o escuro dourado. O pêlo é denso e impermeável, e pode ser reto ou moderadamente ondulado. Ele geralmente fica plano contra a barriga. Portanto, "branco puro" e "vermelho" são inaceitáveis ​​cores como o preto. O Kennel Club (Reino Unido) também permite que o creme como a cor da pelagem aceitável. O revestimento de Ouro também podem ser de uma cor de mogno, conhecido como "ruivos". Quando o Golden envelhece, seu revestimento pode tornar-se mais claras ou escuras, juntamente com um clareamento da pele sensível e em torno do focinho. 

No momento em que atingir a maturidade no entanto, Goldens terá se tornado animais ativos e divertir-se com o comportamento excepcionalmente paciente. Os Golden Retrievers adultos têm amor ao trabalho, e têm uma grande habilidade em se concentrar em uma dada tarefa. Eles aparentemente trabalham até ao colapso, por isso o cuidado deve ser tomado para evitar a sobrecarga de trabalho deles.

 

Outras características relacionadas com a sua herança de caça são um tamanho adequado para scrambling dentro e fora dos barcos e de um amor exagerado de água. Golden Retrievers são excepcionalmente treináveis, devido à sua inteligência, atletismo e desejo de agradar seus manipuladores e geralmente se destacam em provas de obediência. Eles também são muito competitivos em agilidade e desempenho de outros eventos. Golden Retrievers geralmente respondem muito bem aos estilos de treinamento positivo e otimista.

Golden Retrievers são compatíveis com as crianças e também com outros cães, gatos e a maioria dos animais. Golden Retrievers são particularmente valorizadas pelo seu alto nível de sociabilidade para as pessoas, calma e vontade de aprender. Devido a isso, eles são comumente usados ​​como cães guia, cães de assistência, mobilidade e cães de busca e salvamento. Eles são simpáticos e tendem a aprender truques facilmente.

 

Eles também são conhecidos para se tornar excelentes mães de aluguel de espécies diferentes. Gatinhos e filhotes de tigre, mesmo nos zoológicos são bem cuidadas por golden retrievers. Em alguns casos, já aconteceu de uma retriever produzir leite para o adotado, mesmo não tenha tido ninhada e  amamentando recentemente.

TEMPERAMENTO

O temperamento do Golden é uma característica da raça e é descrito na norma como "amável, amigo e confiante". Eles não são "um cão do homem" e são geralmente tão amável com os estranhos como com os familiares para eles. Sua disposição, confiando gentil, portanto, faz-lhes um pobre cão de guarda. Qualquer forma de agressão não provocada ou hostilidade para com qualquer pessoas, cães ou outros animais é muito incomum em um Golden Retriever e não se coaduna com o caráter da raça. O típico Golden Retriever é calmo, naturalmente inteligente e obediente, com uma ânsia de agradar excepcionais. A maioria dos Goldens são de alta energia e precisam de exercício.

Golden Retrievers também são conhecidos por sua inteligência, que ocupa a quarta posição em Stanley Coren's A Inteligência dos Cães após o border collie, poodle e pastor alemão, sendo um dos melhores cães classificados por treinabilidade comando de obediência. Esses cães também são famosos por sua paciência com as crianças.